“Embaixada do Bem-estar Animal” é o novo projeto desenvolvido pelo Centro de Acolhimento do Burro (CAB) com o objetivo de sensibilizar e educar a população, em particular os agricultores, técnicos agrícolas, caçadores e outros técnicos com interesse na área, para o significado do conceito de bem-estar animal e a importância das práticas que asseguram esse mesmo bem-estar.

Sabe-se, hoje, que o bem-estar animal e a ética na interação do homem com outras espécies são conceitos essenciais para a conservação, recuperação e uso sustentável dos ecossistemas onde nos integramos, pelo que, pensar a ética e os princípios morais em conjunto é crucial para que as nossas ações possam seguir uma direção comum e harmoniosa para todos.

O bem-estar animal é um conceito muito abrangente que engloba as condições emocionais e físicas de um animal e a sua capacidade de desempenhar atividades vitais à sua sobrevivência, reprodução e desenvolvimento. Tem uma dimensão ética sobre a qual é importante refletir e discutir para que se possa integrar nas atividades humanas. Compreender o nosso dever moral e contribuição diária para o bem estar animal é uma forma ativa de valorização do território e de promoção da sua auto gestão e sustentabilidade.

Neste projeto, os participantes recebem formação teórica nas áreas de Bem-estar, Moral e Ética Animal, Comportamento e Ecologia da fauna terrestre em Portugal, Sustentabilidade de Ecossistemas através da promoção do Bem-estar Animal, Comunicação para a mudança e Empreendedorismo para a sustentabilidade, o que os tornará Embaixadores do Bem-estar Animal. Serão estes Embaixadores os responsáveis por transmitir esse mesmo conhecimento aos seus pares, dando início, desta forma, a uma corrente de mudança de mentalidades pelos restantes membros da comunidade.

“Embaixada do Bem-estar Animal” foi desenvolvido pelo CAB, em parceria com a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, Sentinelas - Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre, com o apoio do Fundo Ambiental e do Ministério do Ambiente e irá contribuir para a aplicação da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

Saiba mais em: https://www.embaixadabemestaranimal.pt/