Os burros são animais resistentes e bem adatados à vida em climas quentes e ambientes inóspitos. Porém, não dispensam de alguns cuidados básicos que devem ser tomados em conta.

Os asininos vivem cerca de 15 anos no meio selvagem e uma média de 30 a 35 anos como animal doméstico. Estes animais são considerados adultos quando atingem a idade dos 4, 5 anos e idosos sensivelmente aos 20 anos. O peso de um burro adulto pode variar, em média, entre os 100 kg e os 400 kg e a altura entre os 80 cm e 1,50 metros ao garrote.

O mínimo de condições para ter este animal corresponde à disponibilidade de uma pastagem de pelo menos meio hectare (por animal) e um abrigo para seu resguardo e do seu alimento, fundamentalmente durante o período de inverno. Os burros, sendo oriundos das estepes planálticas do nordeste africano, estão melhor adaptados aos períodos quentes e secos, e toleram pior os períodos chuvosos, húmidos e frios. Há nestas épocas uma maior propensão para problemas respiratórios e ao nível dos cascos. assim, a zona coberta deve ser bem arejada, mas também proteger o animal de correntes de ar e da chuva. É importante também que o abrigo seja regularmente limpo e retirado o estrume acumulado, um fator importante para a manutenção de um ambiente higiénico e preventivo de doenças.

O pavimento do abrigo não deve ser escorregadio, húmido ou frio e deve ter espaço suficiente para que o burro se possa deitar no chão. Deve ainda obedecer a outros requisitos, nomeadamente a instalação de manjedouras colocadas numa altura apropriada (cerca de 1 metro do solo), que devem ser limpas com regularidade, e dispor de água limpa todo o dia, recomendando-se para isso os bebedouros automáticos. Em condições ideais, o abrigo deve ter acesso direto e estar aberto para uma área ao ar livre, cercada por vedações fortes e seguras, excluindo-se o arame farpado pelos perigos que apresenta. A área deve ser suficientemente ampla para os animais se exercitarem livremente e espojarem. No caso de não haver árvores, devem ser construídos taipais para sombra, que é muito apreciada durante os meses de verão.

Recordamos que o burro é um animal gregário, e por isso não deve ser mantido sozinho, sendo sempre preferível manter juntos pelo menos dois animais (2 fêmeas, 1 fêmea e um macho ou 2 machos castrados). caso não seja possível, poderá ser mantido com um animal de outra espécie, como por exemplo um cavalo, cabra, ovelha ou cão.