"Serapicos, por onde começar... Quando aqui chegámos não tínhamos grandes expectativas, nunca tínhamos participado em algo do género. Desde o primeiro dia que nos sentimos bem acolhidos, como se já fossemos parte da aldeia, e apesar de sermos todos diferentes, e falarmos diferentes línguas, tínhamos todos o mesmo espírito de cumplicidade e consideração. Houve bastantes momentos de partilha, durante as refeições, os momentos de trabalho e lazer. Saímos daqui pessoas mais ricas. Mesmo em tempos difíceis foi extraordinária a facilidade com que estabelecemos relações com as pessoas do quotidiano, não só os voluntários e staff, mas também com os habitantes locais.

Emanuel, Emanuele e António, um obrigado especial por toda a vossa atenção, carinho e comida. Sabemos que vocês acham que podiam ter feito alguma coisa melhor, (nós discordamos) mas as melhores coisas são as que não são perfeitas.

Sometimes in life temos que abraçar novas oportunidades, sair da nossa zona de conforto porque o mundo está a nossa espera e não se descobre sozinho. Só nos resta dizer que esperamos ter oferecido tanto a Serapicos como Serapicos nos ofereceu a nós.

Obrigado e até já,
Ricardos e Afonso"
________________________

Foi com este testemunho, saído de três voluntários, que nos despedimos do primeiro grupo que integrou os Campos de Trabalho Voluntário Internacional, promovidos pelo Centro de Acolhimento do Burro na aldeia de Serapicos, concelho de Vimioso.