Durante os últimos 24 anos, o Pantufo foi uma companhia inestimável do senhor Lino Neves e de várias gerações da sua família. Além de ajudar no transporte e em todas as tarefas agrícolas necessárias, muitas vezes foi o parceiro de brincadeira das crianças que adoravam fazer-lhes festas e subir-lhe ao dorso, para uma vista mais desafogada dos bosques e lameiros de Quirás, uma aldeia do concelho de Vinhais.
No entanto, agora com 88 anos o senhor Neves já não se sentia com força e energia para continuar a cuidar do Pantufo. Apesar da tristeza que sentiram ao separar-se do burrico que criou tantas boas memórias e momentos únicos, a família decidiu contactar o Centro do Acolhimento do Burro (CAB) para pedir o resgate do Pantufo, o que veio a acontecer em meados de fevereiro.
A AEPGA agradece aos familiares, e em especial ao filho do senhor Lino Neves, a ajuda que lhe deram nos contactos com o CAB de forma a encontrar um lar que possa dignificar o Pantufo, permitindo-lhe uma reforma tranquila após todos esses anos de labor agrícola e de alegria que proporcionou aos seus netos e bisnetos.