A Mondega foi a companheira de trabalho do Sr. José Campos e da sua esposa, Maria do Carmo Santos, durante mais de 25 anos. Ajudava-os a lavrar a terra, a fazer a sementeira dos cereais, a transportar a lenha, os hortícolas que produziam e até o seu próprio alimento, bem como o dos outros animais. Era a única burra existente na aldeia de Vila Soeiro do Chão, concelho de Fornos de Algodres, distrito da Guarda e chegou a participar em desfiles organizados pelas juntas de freguesia vizinhas.

Com o falecimento dos seus donos, e com a filha e genro destes a viverem em Lisboa, a burrinha precisava de um novo lar. Foi, aliás, através destes últimos, Maria do Céu Farias e António Farias, que a Mondega chegou até nós.

Agora, a viver no Centro de Acolhimento do Burro (CAB), a Mondega poderá continuar a receber todos os cuidados diários de que necessita para viver os próximos anos com qualidade e amor. Esperamos que a companhia dos restantes animais e os passeios ao ar fresco do Planalto lhe dêem uma boa reforma. Agradecemos a confiança que a D. Maria do Céu e o Sr. António Farias depositaram em nós e prometemos fazer tudo o que está ao nosso alcance para lhe dar a vida que merece depois de tantos anos de trabalho.